Estamos vivendo um tempo de crise mundial, onde pessoas, em quarentena, são obrigadas a viver em total isolamento, tendo somente as redes para se comunicar e se informar sobre o que está acontecendo no mundo.
A população em suas residências, com medo do mal que ronda a sua porta ou que já pode estar dentro das suas casas, vive em dois extremos: total alienação e isolamento com suas dispensas cheias em casas bem equipadas e estabilidade de emprego no home office, enquanto a grande massa da população vive sem emprego ou com risco de perdê-lo, sem perspectiva de trabalho no curto e médio prazo e sem nenhum meio para conseguir seus recursos mínimos de sobrevivência.
Diante disso, temos a situação das igrejas e templos religiosos fechados, aumentando ainda mais a procura por apoio espiritual ou palavras de Esperança e Amor nas redes virtuais. Aumentando a busca por alívio e orientação, mesmo que momentaneamente, diante da dor da doença ou perda de um ente querido, além das dores da alma diante de quadros de ansiedade e depressão das pessoas de seu convívio. Sem contar os mais idosos, distantes de suas atividades de “higiene mental”, caminhadas, ginásticas, ida ao banco e etc.
Estamos num tempo que exige uma resposta de amor, iniciativas simples, espontâneas e efetivas em todo mundo. É tempo de nos levantarmos para expressar amor das mais diversas formas, por isso queremos propor uma verdadeira Revolução do Amor nas Redes que extrapole para a vida prática e cotidiana.
“Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.”
1 Coríntios 13: 8
Acreditamos que em tempo de crise não podemos nos abster da situação da nação, mas devemos nos posicionar como verdadeiros seguidores de Cristo, agindo em direção a obediência. Quando desobedecemos o mandamento do amor estamos pecando, pois “Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.” (v. 10)
O projeto
Desde 2018 temos realizado uma ação de amor, espalhando balões em formato de coração pelos centros urbanos da cidade com a mensagem: “EU NUNCA DEIXEI DE TE AMAR”. Nestas oportunidades conseguimos influenciar outras pessoas e igrejas e distribuímos mais de 8 mil balões pela cidade.
Para ampliar o alcance nas redes usamos a hashtag #RevoluçãoDoAmorS2. Veja mais fotos nas redes sociais Facebook e Instagram!!
Os efeitos terríveis do COVID-19 tem contribuído para um maior uso da Internet e uso de vídeos, fotos e demais recursos virtuais para espalhar pânico, medo e deseperança, por isso resolvemos mobilizar todos aqueles que amam a Jesus para dar uma contraresposta e encher as redes de boas práticas, de amor e esperança.
Nosso objetivo
Espalhar Amor e Esperança em tempos de quarentena com base nas 5 linguagens do amor de três formas:
- Virtual (Fotos, Vídeos, Devocionais, Desafios, etc.)
- Prática (Ações pontuais e mobilizações específicas)
- Oração (Desafios de oração por meio de propósitos específicos)
Base bíblica
“Amar uns aos outros”
8. Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. 9. Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” — esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” 10. Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. (1 Rm 13: 8-10)
Período
20 dias a partir da Páscoa, 12 de abril, até 1 de maio.
Devido ao período de afastamento (quarentena) proposto pelos governantes do Rio de Janeiro (Governador e Prefeito) até o final de abril, a ação abrangerá um período de 20 dias a contar do Domingo de Páscoa, 12 de abril, até o feriado do trabalhador no dia 1 de maio.
Serão 3 semanas com ações e focos específicos de mobilização de pessoas, igrejas e projetos em prol do compartilhamento de amor e esperança pelas redes.
Metodologia
Aqueles que se comprometerem em participar da mobilização se tornarão verdadeiros agentes de amor e esperança, servindo como pontos de apoio em meio a crise.
Para isso organizaremos:
- 3 (três) Mobilizações práticas de Amor pela cidade;
- 3 (três) Propósitos de Oração (Semanal) divididos em 20 (vinte) pedidos específicos diários;
- Leitura bíblica do Plano Bíblicos, além de 20 pequenos desafios diários com base nas linguagens do amor e uma intensa mobilização virtual com devocionais, textos e compartilhamento de ações que estão sendo realizadas pelos participantes e parceiros, sempre com a hashtag #revoluçãodoamors2
Os participantes poderão acessar a pasta no Google Drive para buscar ou inserir arquivos que serão pertinentes às ações virtuais, sejam fotos, vídeos, ou outros arquivos.
Cabe ressaltar que as ações deverão ser realizadas de forma orgânica e não engessadas, sem o rótulo de nenhuma organização, mas com o foco de compartilhar do Amor de Jesus e a Esperança da ressurreição.
Cronograma preliminar
Data | Atividade |
10 de abril | Lançamento do Projeto |
12 de abril | Início da Semana 1 |
19 de abril | Início da Semana 2 |
26 de abril | Início da Semana 3 |
1 de maio | Término da Mobilização |
Ações virtuais
Lançaremos 20 desafios diários para serem realizados pelos participantes a partir do dia 12/04 com base nas 5 linguagens do amor, incluindo a Leitura bíblica de Planos Bíblicos e uma intensa mobilização virtual com devocionais, textos e compartilhamento de ações que estão sendo realizadas pelos participantes e parceiros.
Também contaremos com Lives e diversas publicações de outras organizações que também estão se mobilizando para propagar o Evangelho de forma virtual.
Desafios diários: 5 Linguagem do amor
1. TOQUE:
Como tocar se estamos proibidos por várias orientações médicas? Como manifestar essa linguagem do amor se estamos limitados?
Gary Chapman trata da forma física do toque, mas sim é possível tocar sem precisar envolver o físico ou com as precauções corretas. Pense, seja criativo e aja! (Não se preocupe, ajudaremo você nessa!)
2. ATOS DE SERVIÇO
Os atos de serviço são ações práticas pontuais e simples, indo desde ações de restauração de algum ambiente, limpeza ou pintura; entrar em contato com os idosos e pessoas do grupo de risco, oferecendo ajuda comprando mantimentos ou executando tarefas, até se oferecer para dar aulas as crianças vizinhas.
O que você tem para oferecer? O que você pode fazer por alguém? Quais são as suas habilidades? Ore e peça que Ele te mostre atos de serviço na quarentena.
3. PRESENTES
Para muitos o ato de presentear e ser presenteado é maravilhoso, mas para outros a simples lembrança já é algo extraordinário. Quais presentes podemos oferecer? Você pode doar cestas básicas ou alimentos para famílias em dificuldade, preparar algo delicioso para um vizinho ou presentear alguém com uma flor.
Não importa o valor ou a quantidade, presentear é uma questão de amor. Seja criativo e use o que já tem em mãos!
4. TEMPO DE QUALIDADE
Como é ruim ficar sozinho, não né? Mas imagine para os idosos que usam atividades fixas do dia a dia para “distrair a mente” e se viram privados disso tudo?
Tomando as devidas precauções procure passar um tempo ouvindo as pessoas, tendo uma conversa, seja por vídeo, ligação ou mensagem.
5. PALAVRA DE AFIRMAÇÃO
Afirmar a importância de alguém pode ser algo poderoso para a transformação de realidades, por isso pense em estratégias para encorajar e motivar pessoas com palavras verdadeiras de afirmação.
Ações práticas
As ações não podem ficar somente no virtual, mas precisam extrapolar de forma prática a fim de alcançar efetivamente as pessoas.
SEMANA 1: Doação de Sangue no Hemorio
Segundo o Hemorio “doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.”
Os estoques do banco de sangue do Hemorio estão em baixa devido a quarentena e demais efeitos do COVID-19, por isso nos moveremos para Doar Vida como Jesus nos ensinou na Páscoa.
SEMANA 2: Distribuição de máscaras
Segundo orientações do Ministério da Saúde a população é autorizada a produzir máscaras de modelos simples, de pano, que funcionem como barreiras na propagação da doença. Por isso, nosso objetivo é produzir o máximo de máscara possível e entregar nos estabelecimentos considerados essenciais (supermercados e hortifrútis; padarias (sem consumo no local); pet shops; lojas de materiais de construção; e postos de combustíveis.
Se você sabe costurar? Conhece alguém que costure? Se sim, chegou a sua hora de mobilizá-los.
SEMANA 3: Doação de itens para Lar de idosos
Os idosos são o principal grupo de risco nessa pandemia, por isso nos mobilizaremos para comprar e doar os itens necessários para a Casa de Repouso Ribeirinho em Seropédica. Não deixe de entrar nessa onda de amor!
Ações de Oração
Acreditamos na oração como princípio fundamental a ser realizado antes de qualquer ação, durante e após. Com isso seguiremos 3 (três) Propósitos de Oração durante todo o período, sendo um para cada semana, divididos em 20 (vinte) pedidos específicos diários de acordo com o propósito da semana e com pedidos de oração feitos por meio de nossas redes sociais
SEMANA 1: Nações
Nossa oração será direcionada às nações e seus respectivos governos.
SEMANA 2: Famílias
Oração pelas famílias ao redor do mundo.
SEMANA 3: Igreja
Oração pelas igrejas e cristãos de todo o mundo.
Amor Online
A cada dia vamos postando reflexões, textos, imagens, mensagens e demais práticas que já foram feitas e podem ser reproduzidas por todos numa grande onda de amor.
Não deixe de compartilhar #RevoluçãoDoAmorS2 em todas as suas postagens.
No responses yet